"NINGUÉM DERROTA A MORTE SEM MATAR-SE"

Pesquisar

A Toca do Coelho

"Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
À mercê dos dias, do tempo."

Goethe

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Padroeiro do Divórcio

Toinha é raça
Liderança, coragem.
Mulher de um homem só
E mãe
De pra mais de cinco
Parteira e bodegueira
Bem fornida, mas caseira.
Toinha é o exemplo
de mainha cozinheira.

Já Aninha é brejeira.

Das manhas sedutoras
Dos olhares ligeiros
Da língua sem papas
A moleca dos solteiros.

Toinha aconselha
Que Aninha é solteira
"Vai ficar com babas de rameira"
Mas a filha tem centelha.

A carola agora reza
Às brumas da religião
A todos os santos e imagens
Canonizados ou não.

Santo Antônio se apressa
Com extrema preocupação
“Arranjarei um casamento
Se andares em retidão."

Promessas impagáveis
Foram feitas com o santo
“Minha filha vai casar!
Não quero mais que tanto."

Mas Aninha tira o sono
Dos boêmios sacripantas
Dos casados moralistas
E das honestas todas santas.

Dirceu, pai de criação e
Homem de Toinha
Intercede por compreensão.
"Casa logo, menina!
Dá paz a tua mainha!
Não vê que com esse andar rebolativo
Essa carne escandalosa
E esse olhar convidativo
Acabará solteira e rancorosa?"

"Por quem me tomas , homem de Deus?
A que te importa que eu fique assim?
Se desejas que me case
Venha tu e padeça-te em mim.
Bem sei dos olhares que me dedicas
Para que negar o fato,
Se é amante meu
Sem praticares o ato?"

Dirceu enfeitiçado
Já não pode nem pensar
Num suspiro pecaminoso,
Os dois se entregam ao pesar.

Aninha finalmente
Tem vontade de casar
Dirceu só tem culpa
Mas bem sabe onde sanar

O santo, de saco cheio
De cobranças sem par
Resolveu casar a filha
Mas a mãe atrapalhar

“Porquanto me atormentastes
Por um genro à sociedade,
Junto teu marido
A tua filha nas escuridades"

O dia mal escureceu
E a fama já correu
Aninha de Toinha
Era agora de Dirceu.                      

nathalia colombo 

2 comentários:

  1. Quão espirituoso é esse texto!
    Faz gosto ler e reler.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Com ritmo e engraçado. Recitá-lo é uma brincadeira divertida.

    ResponderExcluir