"NINGUÉM DERROTA A MORTE SEM MATAR-SE"

Pesquisar

A Toca do Coelho

"Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
À mercê dos dias, do tempo."

Goethe

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eufemismos na Sociedade

Algumas vezes impressiono-me com a capacidade artística das pessoas. Por exemplo, os eufemismos. Nunca vi nenhum fenômeno lingüístico e teatral melhor e tantas vezes representado na sociedade. É um talento bruto, tão natural que, se aproveitado poderia render-nos bem mais do que a hipocrisia. 


Você está no velório de um amigo. Aliás,velório por si só é um puta de um ritual eufemístico espetacular! Continuando... Aquele climão, todos de óculos, disfarçando as lágrimas (ou a ausência delas) e, aquela senhorinha carpideira chega pra mãe do defunto e manda " Ah, meu anjo. Ele foi desta para  uma melhor". Não sei quanto a vocês, mas eu tenho vontade de pegar a velha e mandá-la, então, para "uma melhor". Ou, você, certamente mais educado que eu, poderia dizer " A senhora gostaria de ir pra lá, também? ". Porra! Não tem como ajudar, fica quieto! Não sabe brincar, não brinca!


Comissão Perlamentar de Inquérito. CPI é o que eu chamo de "a Disney dos eufemismos". Poderia até haver um parque temático homenageando os caras e as operações que já figuraram neste patético cenário. Imagina só que adrenalina : Montanha-Russa: O MENSALÃO! Bicho, me dá frio na barriga só de pensar nos loopings e curvas hiperadicais. Ou um trem fantasma: VAMPIROS E SANGUESSUGAS! Fala sério! Adrenalina pura! Só, é preciso deixar a carteira com uma tia confiável, né? Pois...nunca se sabe....
Mas, voltando à CPI. Quem nunca assistiu a um "Vossa excelência está faltando com a verdade." Essa é tão clássica que vou eximir-me de qualquer comentário à respeito. E um "Nesta casa, nunca se viu tamanha ausência de clareza..." ou "... a educação é muito importante para o nosso país..."


Aparência. Comentários sobre a aparência das pessoas é um paraíso para os eufemismos. Nariz avantajado, lábios super salientes, olhos expressivos, etc... É tudo pra você aceitar a crítica mais conformado pela sua nareba enorme, sua beiça gigante e seus olhos esbugalhados. No trabalho, aquela colega que você tá querendo passar o rodo a mó tempão, faz um comentário prá lá de sugestivo "Preciso emagrecer, né? " Você, dando uma de que nem notou aqueles peitões, manda " Imagina! Você está muito bem". Amiga, se você já recebeu uma dessas, pode ficar satisfeita com a sua forma. Agora, se a resposta foi "Eu também, preciso fazer as pazes com a balança" ou "...estou um pouco acima do peso..." Hum...Já entendeu, né?


Poderíamos passar horas discutindo sobre como os eufemismos estão presentes em nosso cotidiano. Mas, honestamente, minha criatividade tem limite e vocês também não leriam um texto tão longo. Então, vou encerrar com o que, para mim, é o campeão. Existem similares na vida adulta entretanto, sua forma mais traumática ocorre muito na infância. Você foi chamado ao colégio para uma reunião de pais para falar de Zequinha, aquele anjo de criança e escuta "Seu filho está sendo convidado a se retirar do colégio. ". Cacete! Gerúndio + eufemismo? AH! VÁ!... plantar batatas.


nathalia colombo

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Putz, já recebi um desses de fazer as pazes com a balança!!!! o.O Huahuahuauah

    ResponderExcluir
  3. Você esqueceu dos maiores e mais bisonhos eufemismos da língua portuguesa: fezes e urina.

    Quando o médico pergunta a alguém: "Qual a consistência das suas fezes?", ele pensou: "Quero saber como está o cocô dela". E a pessoa que ouve a pergunta, pensa: "Ele quer saber como é meu cocô" e responde: "Minhas fezes estão ressecadas."

    Pior ainda, "ir ao banheiro". O mesmo médico pergunta: "E quantas vezes por semana vai ao banheiro?" quando ele realmente quis dizer: "Você caga quantas vezes por semana?"

    A coisa é tão sinistra que acho que já sai do campo do eufemismo pro da hipocrisia, hahahaha!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Daria uma puta aula de figura de linguagem. Parabéns!

    ResponderExcluir